Toxina botulínica (“Botox®”)

Toxina Botulinica Dr. Breno MassahudIntrodução
A toxina botulínica tipo A é um complexo protéico purificado obtido a partir de uma bactéria, clamada Clostridium botulinum. Essa substância bloqueia a liberação de acetilcolina, que é um neurotransmissor responsável por levar as mensagens do cérebro aos músculos, e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

Pode ser usada tanto para fins terapêuticos em certos distúrbios, como também para fins estéticos. Seu uso estético baseia-se em reduzir seletivamente a capacidade de contração da musculatura responsável pela expressão facial, atenuando as linhas e rugas que desta decorrem.

O nome “Botox®” se refere à primeira marca liberada para uso estético e tornou-se muito conhecido, sendo, por isso, frequentemente usado como sinônimo do procedimento. Outras marcas de toxina botulínica tipo A para uso estético existem, como, por exemplo, o Dysport®.

Indicações
Para uso estético, esta técnica é usada para amenizar rugas dinâmicas ou de expressão (causadas pela ação muscular) na região frontal (testa), glabela (entre sobrancelhas), região periorbital (pés-de-galinha), dentre outras regiões.

Modo de ação
A injeção da toxina botulínica enfraquece o músculo tratado, impedindo a sua contração e prevenindo o franzimento da pele, ou seja, atenuando as linhas/rugas de expressão decorrentes da ação muscular.

Aplicação
A aplicação é feita por meio de uma agulha muito fina que é introduzida diretamente no músculo a ser tratado. Geralmente, é bem tolerada, não havendo necessidade de anestesia. Em alguns casos, porém, pode ser realizada a anestesia tópica ou local.

Início e duração do efeito
O efeito inicial torna-se visível por volta do terceiro ou quarto dia após a aplicação, atingindo o efeito máximo em torno de 15 dias. Dependendo da resposta orgânica própria de cada paciente, dura, em média, de 3 a 6 meses, período após o qual pode ser feita nova aplicação se o paciente desejar.

Efeitos colaterais
Geralmente são mínimos. Edema (inchaço) e pequenas equimoses (manchas arroxeadas) podem ocorrer ocasionalmente e regridem com o passar dos dias.

Contraindicações
A toxina botulínica está contraindicada em gestantes, em algumas doenças neurológicas e em casos de alergia ao produto e de uso de alguns antibióticos específicos.